LUTEÍNA O QUE É? COMO FUNCIONA ? PARA QUE SERVE?

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar da luteína e zeaxantina, que são carotenoides que conferem cor às flores e alimentos, podendo ser encontrados nos vegetais amarelados, laranjas, verdes e vermelhos. Em nosso organismo, a proteína está presente em uma região do olho chamada mácula. Mas, você sabe para que serve a luteína, benefícios, onde encontrar luteína, comprar? Veja nossas dicas!

luteína

LUTEÍNA E ZEAXANTINA O QUE É

Mas, o que é zeaxantina e luteína? Como dito anteriormente, são carotenoides, normalmente obtidos a partir da flor de calêndula (Tagetes erecta), que possui um componente antioxidante, importante para  prevenir danos causados por radicais livres nas células do organismo.

A proteína está presente, principalmente, na retina e é responsável pela filtragem e absorção da luz azul – e, com isso, pela proteção da retina contra os raios solares, reduzindo a incidência de luz que provoca danos à retina e podem causar doenças a longo prazo, como a degeneração macular, mais comum na terceira idade.

ALIMENTOS QUE CONTÉM LUTEÍNA E ZEAXANTINA

Sabendo da capacidade protetora da luteína e zeaxantina e sua importância para a defesa do nosso organismo, é importante consumi-las com frequência, por exemplo, em alimentos ricos em luteína, como vegetais alaranjados, vermelhos, amarelos e verdes: mamão, laranja, repolho, ervilha, rúcula, brócolis, pêssego, milho e couve de bruxelas.

LUTEÍNA PARA QUE SERVE

Quer saber os benefícios da luteína? Olhos saudáveis é um deles. Confira!

  • Antioxidante: ajuda a proteger as células contra os danos causados pelo estresse oxidativo;
  • Prevenção de doenças oculares, como glaucoma e catarata;
  • Prevenção da degeneração macular relacionada à idade;
  • Também é possível utilizar a luteina para manchas na pele e envelhecimento causado pela exposição solar, pois tem ação fotoprotetora e melhora a saúde da pele.

LUTEÍNA COMO UTILIZAR

O consumo de uma cápsula ao dia de luteína, preferencialmente após as refeições ou com alimentos que contêm gorduras boas, como castanhas e azeite, que facilitam e melhoram seu processo de absorção no nosso organismo, já pode proporcionar benefícios à saúde.

No entanto, a dosagem pode variar de acordo com a individualidade de cada um. Por isso, é sempre importante a orientação de um nutricionista para avaliar a sua necessidade nutricional.

LUTEÍNA SUPLEMENTOS

Recomenda-se a ingestão de luteína cápsulas como forma de complementar as necessidades diárias desse nutriente, nem sempre alcançadas somente com a alimentação.

LUTEÍNA ONDE COMPRAR

Na Natue, você encontra diversas opções de suplementos de luteína. Preço bom e qualidade, você encontra aqui!

LUTEÍNA O QUE É? COMO FUNCIONA ? PARA QUE SERVE?
4.3 (85%) 4 vote[s]

Leave a Reply

dez + 14 =